Tags

, ,

Eu vou me repetir e sei que é cansativo, mas mais uma vez, hoje, fui levado ao pensamento de que só existe hoje e só as ações é que valem. Planejamentos, sonhos ou devaneios, bem como memórias, boas ou ruins, fazem parte do que somos, mas não podem ser aquilo que mais valorizamos.

Vejam, por exemplo, o próprio site “Esfarelado”… está sem uma atualização sequer há meses. Se alguém me perguntar se eu o abandonei, a resposta será rápida e certeira: “mas é claro que não, pelo contrário, eu tenho vários planos… o Esfarelado vai ganhar um canal de vídeo. Teremos um podcast para falar e analisar as minhas músicas favoritas. E o site vai ser transformado em uma revista digital, totalmente responsiva”. Pois é, tudo isso são planos e sem ações, hoje, todos os dias, não vão passar disso, de ideias em minha cabeça. E à medida que os hojes vão se acumulando em forma de ontens e anteontens, sem ações, nada muda e a última postagem no meu site ainda não responsivo foi em novembro… e já numa fase minguante, já que até mesmo a colaboração quinzenal na coluna 171 Todo Dia foi também interrompida.

E não adiantaria eu ter dito que amanhã este texto estaria pronto, pois não estaria. Eu tenho que escrevê-lo e publicá-lo hoje, já. E é o fato de escrevê-lo e publicá-lo, e não o fato de pensar nele, é que faz com que ele esteja aqui, neste espaço, disponível e servindo o seu propósito de registrar as coisas que são importantes para mim, de uma forma organizada em que eu mesmo e qualquer outro interessado – os eventuais leitores – possam ler. É isso que vale. É só porque as palavras foram digitadas, lidas e revisadas, e ao final o botão “publicar” do WordPress foi apertado que esse desabafo veio parar por aqui.

E é só com atitudes similares a esta que também poderá haver um canal de vídeos, podcasts, novos textos. Eu sou apaixonado por esta ideia, mas ela não pode ser só uma ideia. Só existe o hoje e as coisas só acontecem se a gente age. Não há mistério, mas há procrastinação – ou outras prioridades.

Recentemente eu recebi mais de 13 mensagens de parabéns pelo LinkedIn pelo aniversário da criação do Esfarelado. A data é aproximada, na verdade refere-se ao aniversário de publicação do meu primeiro post em meu blog, que na época tinha outro nome. Mas foram vários parabéns pelo aniversário de uma ideia que já está na adolescência, e há amigos que ficaram felizes em saber que ela ainda existe. Está na hora de esse adolescente formar personalidade e começar a pensar no futuro. Mas não só pensar…

Anúncios