Tags

, , , ,

Hoje o futebol brasileiro não teve um jogo que ficará marcado para a história.

Estava previsto para hoje a tarde o primeiro Atletiba, o clássico entre Atlético-PR e Curitiba.

Além das pessoas que foram ao estádio, estava previsto que qualquer pessoa com internet pudesse acompanhar o jogo. Sim, a ideia era transmitir, ao vivo, pelo Youtube, com narradores, comentaristas, câmeras exclusivas e tudo mais.

E, por conta disso, não houve jogo.

Veja abaixo a transmissão do jogo que não aconteceu e, por isso, é histórico.

A história é que os dois times não aceitaram a oferta da Rede Globo, a dona do futebol brasileiro. Acharam a oferta de 1 milhão por alguns anos de direito uma afronta à história dos dois clubes, que tem títulos nacionais em seus currículos.

OK, a Globo não é obrigada a pagar mais. E nem os clubes são obrigados a fechar com ela, como não fecharam. E decidiram seguir um modelo moderno – e que já vigora em vários locais. Transmitir online e, havendo adesão e público, vender publicidade e fazer sua própria renda, de maneira independente.

A Globo, indiretamente, fez com que o jogo não ocorresse ao pressionar a Federação Paranaense, que impediu os árbitros de iniciarem o jogo… mas só agiu quando torcida, jogadores, e tudo o mais já estavam prontos, visando obviamente fazer com que a direção dos clubes cedesse e jogasse sem transmitir os jogos – era essa a exigência.

E não há de ver que os clubes peitaram a FPF? Não jogaram, alegando que só jogariam se pudessem transmitir sua partida, já que não venderam os direitos a ninguém.

Diante do impasse, não houve jogo. Que bom, o CAP já tem mostrado atitudes corajosas ao desprestigiar o falido estadual escalando times reservas ou juniores há algumas edições do torneio, mas a atitude de hoje e com o apoio direto do seu maior rival é histórica e tomara que faça com que haja mudanças na condução do futebol brasileiro.

Aguardemos pelos desdobramentos e esperemos que não haja oportunismos e venda barata das convicções demonstradas hoje pelos dois grandes clubes paranaenses.

Anúncios