Tags

, ,

O sucesso e a felicidade são metas de muitas vidas. É fácil falar para os outros e para si que o que queremos da vida é ser felizes ou então ter sucesso. O gozado é que as duas coisas são também um tanto subjetivas. É possível que tenham pessoas que aos olhos de muitos sejam felizes ou bem-sucedidas, enquanto para elas mesmas suas existências são medíocres ou tristes – veja o trágico fim de Robin Williams e tantos outros exemplos para ilustrar o que eu digo.  Há, obviamente, também os casos inversos em que alguém pode viver, aos olhos da maioria, uma vida miserável e infeliz enquanto em sua intimidade considera-se pleno e satisfeito com o que tem e experimenta.

despertador perto da cama

Até aqui, nada além de obviedades. Vamos então ao título deste 171 de hoje: está tudo em nossas mãos? Quero dizer, depende apenas de cada um de nós a obtenção dos almejados sucesso e felicidade em nossas vidas? Trata-se de um tema difícil, talvez até impossível, de se chegar a uma definição ou conclusão. Mas isso não me impede de opinar, criar uns cenários em minha cabeça e convencer-me de que, sim, ser feliz e ter sucesso é muito mais uma escolha do que uma conquista.

A primeira observação que faço e que me ajuda a acreditar nisso é que devemos viver um dia de cada vez e, sempre, no momento presente. Damos importância demais ao passado e ao futuro. Há pessoas, tenho certeza, que só vivem um ou outro e se esquecem de que a vida é agora, já. Por mais difíceis ou prazerosas que tenha sido sua vivência até aqui, remoê-las ou relembrá-las não é o caminho para ser mais feliz. Resolva os seus dilemas ou tenha novas (ou repita velhas) experiências hoje. Carpe diem! E não caia tampouco no outro erro comum de esperar o amanhã para fazer isso. O amanhã é uma ilusão da mente. Nos ajuda a fazer planos, a traçar metas e objetivos, pode até ser um sábio mestre que aponta a direção, mas é no hoje que cada passo para o seguir deve ser dado.

OK, então se nos concentramos apenas no hoje, cabe a nós fazer de cada dia vivido um dia feliz e de sucesso. O que compõe um dia de nossas vidas? Família, trabalho, amigos, prazeres e deveres, responsabilidades e divertimentos… ou seja, os mesmos ingredientes com que se constrói uma vida. E é hoje, todo dia, que tenho que avaliar se estou construindo a família em que acredito, se tenho um trabalho que me realiza, se estou dando a devida atenção aos meus amigos, se encontro tempo para me divertir, dar risada, aprender. Se cumpro aquilo que é esperado de mim, por mim mesmo e por aqueles com quem me relaciono. E, por mais que a gente possa teimar em dizer que não, essas coisas todas dependem de nós.

E como você acorda todo dia? Esse já é um excelente termômetro. Cansado? Triste? De mau humor? Ou disposto, feliz e contente? Cada dia é uma vida e podemos nos renovar para buscar termos mais sol do que chuva. Cabe a nós dormir melhor todo dia, acordar renovados levar com paciência e bom humor os dias chuvosos. Se no dia anterior tudo deu errado, cabe a nós ver como podemos ser diferentes para que hoje as chances de as coisas se saírem melhores aumentem. Agir diferente para ter resultados diferentes. Não esperar nada cair do céu ou que soluções mágicas surjam. Se temos um problema com alguém, seja familiar, uma namorada ou o nosso chefe, vamos agir para resolver o problema. Sem ofensas, sem agressões, sem rancores, sem ressentimentos. Com maturidade, segurando firme as rédeas de nosso destino e acreditando que dá para ser diferente, que dá para ser melhor. Se as coisas estão andando bem, se a fase está boa, vamos aproveitar sem culpas, vamos potencializar para que seja melhor e mais intenso, vamos dar espaço para que a calma, a tranquilidade e o bem-estar ocupem o seu espaço. Se as coisas estão mornas, olhe para dentro de si e se questione se você está feliz com o morno, se quer dar um tempo e ver no que vai dar… ou se quer esquentar as coisas um pouco ou até esfriá-las outro tanto… Dê a sua vida a temperatura que achar mais agradável. Hoje esquiando na neve, amanhã à boca de um vulcão. O importante é que, em um extremo ou no outro ou até mesmo em uma mediana estável a sua vida é só sua, deixe sua marca, viva à sua maneira, cada dia, cada hora, cada minuto, cada segundo. Com a consciência que cada instante merece.

Eu acredito que está muito mais nas nossas mãos do que acreditamos.

Anúncios